Recrutar e selecionar novos profissionais não é uma tarefa muito simples já que, muitas vezes, são necessárias várias etapas. Vencida essa primeira fase da contratação, agora a empresa precisará se esforçar para reter o talento e é aqui que ela precisa criar boas práticas de Onboarding.
Mas afinal, o que é Onboarding? Qual é o nível de importância que esse conceito e prática significa para a empresa? É exatamente isso que explicaremos aqui. Acompanhe!
O que é Onboarding?
O Onboarding é o programa de treinamento e acolhimento que uma empresa coloca em prática. O seu objetivo é ajudar a incluir um determinado funcionário, mais particularmente os novos.
É como um aluno novo que chega à escola: ele não conhece ninguém, não entende como as coisas funcionam, não sabe a quem recorrer quando tiver um problema, entre outros. É justamente isso que o Onboarding procurar resolver.
Tecnicamente falando, esse é um processo que envolve várias etapas: orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento. Ele deve ser iniciado logo no primeiro dia de trabalho, assim, o novo empregado já terá uma sensação de que faz parte da empresa.
Essa integração é de extrema importância já que, em alguns casos, tudo na vida desse novo funcionário muda. Por exemplo: ele pode ter mudado de cidade, estar longe de toda a família e o lado emocional desse novo colaborador precisa ser levado em consideração.
Em caso de contratação de colaboradores à distância, aproveite o nosso conteúdo com ótimas dicas de como fazer o seu Onboarding remoto!
Por que o onboarding é importante?
Algumas empresas não dão a devida atenção a esse processo e, por isso, acabam perdendo grandes profissionais que poderiam ajudar o negócio a ter mais sucesso rapidamente.
Outras, acreditam que é uma prática cara e que só se aplica a grandes empresas. Ainda bem que isso não é verdade!
Uma ideia bem barata e que agrada bastante é deixar algum brinde de boas-vindas na mesa de trabalho ou organizar algo bem simples na hora do lanche para comemorar a chegada do novo membro da equipe.
Em tempos de trabalho remoto, você pode substituir o mimo no escritório pela entrega do brinde na casa do novato ou da novata. Você também pode pensar em eventos virtuais de integração.
Foi pensando em tudo isso que listamos abaixo alguns bons motivos para que você também promova o Onboarding.
Retém talentos
O turnover é um dos problemas de muitas empresas. Cada vez que algum novo talento entra e sai, são gerados custos diretos e indiretos para o negócio.
Portanto, a melhor opção é retê-los. E o Onboarding, que pode e deve começar até antes da contratação, é uma excelente ferramenta pra isso.
Aumenta o engajamento
Uma das etapas do Onboarding é a de promover o engajamento entre os profissionais. É muito importante que o novo funcionário seja rapidamente ambientado e sinta-se parte da equipe, sendo visto pelos outros como um colega e não apenas como um novato.
Esse engajamento vai muito além da entrada de pessoas novas. Na verdade, tem muito mais a ver com colaboração entre todos.
Promove o crescimento do negócio
Quando os colaboradores estão em sintonia e podem contar uns com os outros, fica muito mais fácil fazer com que o negócio cresça.
O novo ou os novos funcionários, após devidamente imersos no dia a dia da empresa, conseguem entender melhor como o trabalho deve ser feito. Esse entendimento sobre o 'modus operandi' pode começar, justamente, no Onboarding.
Agora que você já sabe o que é Onboarding, a importância deste processo para a sua empresa e como executá-lo remotamente, é hora de começar a pensar em como colocá-lo em prática.
Como fazer Onboarding à distância?
Muitas empresas estão contratando novos funcionários e mantendo-os em home office. Nesse caso, o Onboarding precisa ser ajustado.
O cronograma de atividades deve prever uma chamada de vídeo com todos os membros da empresa ou do departamento. Assim, será possível que o novo funcionário seja apresentado e acolhido.
Também é fundamental reservar um momento para apresentar o funcionamento e a cultura da empresa, bem como as questões mais técnicas ligadas ao desempenho das tarefas. Nesta hora, compartilhe também as personas de clientes, história da empresa, valores, objetivos e outros assuntos do tipo.
Enfim, adapte o onboarding para o seu tipo de empresa ou nova função a ser ocupada. Novos tempos exigem novas medidas.
Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas que precisam desse conhecimento!
Comments