A pandemia do COVID-19 'apresentou' empresas ao redor do mundo ao home office. Apesar disso, muitas delas ainda não estão preparadas para o trabalho remoto, tão pouco para conduzir processos seletivos on-line.
Assim, é normal que surjam dúvidas a esse respeito. E, mesmo com a abundância de conteúdos na internet, é possível que profissionais ainda não familiarizados com este formato se perguntem se os processos seletivos à distância são mesmo assertivos.
Por isto, resolvi listar alguns dos principais pontos que nos ajudam a responder à questão. Vamos começar?!
#1 Planejamento
Assim como em qualquer projeto, planejar é fundamental. Então, o sucesso ou insucesso da seleção tem forte ligação com o quanto você se dedica a esta etapa.
Veja que é neste momento que são definidos os pilares que dão o ritmo e a qualidade necessários ao bom resultado. E aí tanto faz o formato (off-line, on-line ou misto).
Claro que contratempos acontecem, mas a organização prévia ajuda a minimizar qualquer problema. Então, deixe prontos job description, canais de divulgação, fases, avaliações e tudo mais que for preciso.
#2 Potencial de alcance
Na internet, as divulgações de vagas, se bem executadas, podem ter um ótimo alcance. Isto porque este já é o meio mais usado na hora da busca por uma nova oportunidade profissional.
Ou melhor, as vagas podem chegar aonde não chegariam num processo tradicional. Assim, o volume de candidaturas tende a aumentar e, consequentemente, melhorar a quantidade e a qualidade dos candidatos.
Na verdade, o grande potencial de alcance é um dos pontos fortes dos processos de recrutamento e seleção on-line.
#3 Clichês
Com a ajuda da tecnologia, já é possível conduzir seleções de talentos on-line com imparcialidade. O recrutamento às cegas (que obriga recrutadores a triar candidatos antes de ter acesso a dados como sexo, etnia, idade, etc.) é um exemplo disto.
Então, a seleção on-line pode minimizar ou até eliminar vieses inconscientes se deixar de lado os estereótipos e focar apenas nas competências. O resultado disto? Empresas mais diversas e competitivas.
Pelo que vimos até aqui, podemos afirmar sem hesitar que SIM: processos seletivos on-line podem ser muito assertivos. Basta que sejam realizados por um profissional preparado e dedicado.
Gostou das dicas? Compartilhe com quem ainda tem dúvidas sobre esse assunto! :D
Comentarios